Segurança no Facebook: Como falar com os seus filhos sobre redes sociais

  • Imprimir

como falar com filhos redes sociaisOs pais que procuram proteger os seus filhos sabem que não existem soluções fáceis. Jovem Rumo/FERSAP pesquisou sobre ferramentas úteis para os pais usarem na sua estratégia para manter as crianças seguras. Uma das partes mais importantes de qualquer estratégia sobre como manter as crianças seguras na internet e redes sociais tem de incluir essa ferramenta antiga dos pais em todo o lado: A conversa.

Como iniciar conversas sobre a vida online de seu filho?

1. Tratar as redes sociais como uma parte natural da vida do seu filho. Para a geração atual de crianças há pouca diferença entre online e offline. O seu dia-a-dia é feito de relacionamentos com amigos e colegas de turma, fluir facilmente entre chats e bate-papos on-line. Então, enquanto você acha que está a discutir segurança nas redes sociais para os adolescentes, o seu filho vai pensar que está apenas a discutir a vida dele. E quando perguntar por amigos, por exemplo, não seja piegas pensando que é BFF (Best Friend Forever) do seu filho (que é o melhor amigo para sempre!), até porque esta nova classe de amigos não significa que ele fale muito online.

 

2. Iniciar a conversa sobre algo positivo. Os pais estão preocupados com a privacidade e segurança online, é claro. Mas assim são os seus filhos! Um artigo recente (1) no Huffington Post (2) mostra que os adolescentes utilizadores de redes sociais já estão a pensar em privacidade: "Um dos resultados mais encorajadores deste novo estudo é que 81% dos adolescentes tenha definido as configurações de privacidade nas suas contas de redes sociais e colocado limites para compartilhar suas mensagens (65%). Mais da metade removeu uma foto marcada, ou alguém desprotegido, devido a uma mensagem ofensiva. A campanha sobre privacidade de mensagens parece estar a fazer efeito. Isto também poderá ser porque as crianças estão muito mais esclarecido sobre a sua privacidade do que às vezes se pensa."

Mesmo algo tão simples como dizer ao seu filho, "eu só aprendi que posso desmarcar uma foto minha no Facebook, tens alguma dica sobre outra privacidade?", pode motivar uma boa conversa. O seu filho pode olhar para si de lado, mas isso é apenas uma maneira de você saber que ele está a ouvir!

3. Seja como um disco riscado (mas moderado!). Este é um dos mais antigos truques, mas na era digital vale a pena lembrar. Ambientes online podem mudar rapidamente quando se lançam novos aplicativos ou, caso o círculo de pessoas que o seu filho conhece, on-line e off, se expanda. Se está a verificar regularmente a presença do seu filho nas redes social e eles sabem disso, traga o assunto à baila! Elogie uma foto que ele postou. Fale-lhes sobre o artigo, texto ou comentário, mais recente do Facebook que leu. Quanto mais falar sobre estes assuntos, os resultados obtêm-se.

4. É o momento para fazer perguntas. Lembre-se, você está a ter uma conversa. Para evitar a fastidiosa palestra sobre redes social, certifique-se de que o seu filho está envolvido na discussão e disponível para falar. Ao fazer perguntas você reconhece que o seu filho já sabe muito, e que você pode realmente também aprender alguma coisa com ele!

5. Tratar as redes sociais como uma parte natural de sua vida, também! Se você também está no Facebook, por exemplo, compartilhe com o seu filho o que gosta. Você modela outro comportamento seguro e bom para os seus filhos e, enquanto os pais muitas vezes sentem que os seus filhos sabem mais do que eles próprios sobre redes sociais, então eles vão ainda ser para os pais uma orientação na matéria (só que você não esperava ter que admitir isso!).

E, agora, diga-nos (em Adicionar um comentário...): Quais são as suas melhores dicas e métodos para discutir redes sociais com os seus filhos?

(1) Colocado em 14-11-2012

(2) mídia de Nova Iorque: http://www.huffingtonpost.com/stephen-balkam/mind-the-online-generatio_b_2121796.html

fonte: uKnowKids [http://info.uknowkids.com/blog/bid/246911/Facebook-Safety-How-to-Talk-to-Your-Kids-About-Social-Networks]