Saude

Cancro do pulmão - sintomas

pulmõesO cancro de pulmão é um dos cancros mais comuns entre homens e mulheres nos países europeus.

"Fumar cigarros é o fator de risco maior para cancro de pulmão, responsável por cerca de 90 por cento de todos os casos. Se você fuma apenas um cigarro por dia, você tem três vezes mais riscos de ter cancro de pulmão do que um não-fumante. Se você fuma mais de 20 cigarros por dia, são 20 vezes mais propensos a ter cancro de pulmão do que um não-fumante", afirma Mark McBride, diretor do Serviço Público de Saúde da Irlanda do Norte.

"Usar outros tipos de produtos do tabaco, como charutos, cachimbo e tabaco de mascar também aumenta o risco de desenvolver cancro de pulmão", acrescentou aquele clínico.

Se fuma vale sempre a pena desistir. Cada ano que não fuma, o risco de contrair doenças graves como o cancro de pulmão começa a diminuir. Depois de 10 anos de não fumar, as chances de desenvolver cancro de pulmão cai para a metade num fumador.

Partilha

Continuar...

Campanha "Fumar Fica-te a matar"

Cartaz Fumar fica-te a matarSabias que o cancro do pulmão é uma das principais causas de morte?

Tens entre 16 e 30 anos, disponibilidade e gosto por fotografia?


| O que é o Projeto de voluntariado "Fumar fica-te a matar" |

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são cerca de 5.4 milhões as pessoas que morrem anualmente devido ao tabaco. Contas feitas são cerca de 10.000 mortes por dia: uma média aproximadamente de 416 por hora.

Os números em Portugal apontam para 3800 a 4000 novos casos de cancro do pulmão por ano, sendo que 80 % dos casos são resultado direto dos hábitos tabágicos que surgem cada vez mais cedo.

Partilha

Continuar...