Faz-te ouvir

A ousadia dos jovens para construir o novo

Priscila CasaleHoje a compreensão da juventude como sujeito de direitos é uma realidade que se afirma. É o que se conclui após a realização da 2ª Conferência Nacional de Juventude do Brasil, conforme relata Priscila Casale, da União Municipal dos Estudantes do Secundário (UMES), de São Paulo, Brasil, numa entrevista muito interessante que vai ser publicada na edição nº 433, de fevereiro de 2013, do Jornal Mundo Jovem, à qual Jovem Rumo teve acesso e divulga em Portugal. Leia e compare as realidades brasileiras com as portuguesas.

  • Quais      são as principais características dos jovens?

As características da juventude sempre foram, e continuam a ser, de transformar, de fazer revolução, de apresentar novas opiniões e, em especial, de se mobilizar e mobilizar todo o povo em torno de uma causa. Primeiro, por uma caraterística quase que fisiológica, o jovem vive um período bastante complicado da vida. É um momento em que começamos a ter as nossas primeiras experiências. Há o conflito da transição da infância para a vida adulta, é quando nos deparamos com os nossos principais desafios; quando começamos a ter uma relação mais profunda com o mundo. É o momento em que conseguimos aprofundar a nossa relação com o mundo e entender quem somos, quais são os nossos passos e qual é o nosso dever.

Partilha

Continuar...

Alunos pela Educação

estudantes em luta1Centenas de alunos concentraram-se em frente à Assembleia da República, em 24-10-2012, gritando palavras de ordem contra o novo estatuto do aluno, o fim do passe escolar. Também houve protestos nas ruas do Porto e de Évora.

Em Lisboa, os estudantes concentraram-se cerca das 14:00 na Praça Luis de Camões, seguindo depois em direção ao edifício da Assembleia da República.

Partilha

Continuar...